Muito se fala sobre os benefícios que um programa de aceleração traz e o impacto que ele causa nas startups em sua jornada rumo ao sucesso. Pensando nisso resolvemos abordar nesse post cases reais de startups que foram aceleradas e que conseguiram extrair o máximo de valor dos programas e das oportunidades que ele traz. Algumas alcançaram o cobiçado status de Unicorn e outras estão no caminho.

Entering Startup

As startups vêm de realidades diferentes e buscam coisas diferentes no momento de sua entrada nos programas de aceleração, dificilmente se chegará a um consenso de qual beneficio oferecido é o mais relevante, mas o ponto principal é que todas consigam achar o seu caminho de crescimento e se destacar entre tantas outras.

 

gggg-01
Sim, um dos grandes disruptores da atualidade contou com o importante apoio da aceleradora Y-Combinator no inicio de sua jornada. Após terem se auto financiado o máximo que podiam, terem conversado com diversos investidores que fecharam as portas e terem testado uma ideia maluca de venda de cereais por USD 40,00, a equipe de fundadores decidiu se juntar ao programa de aceleração. Então no inicio de 2009 receberam o investimento prometido e começaram uma jornada para construir o modelo de negócios de sucesso que é hoje. Usaram grande parte do capital recebido para viajar pelos EUA para falar com os usuários, entender o seu comportamento e
descobrir o que era necessário para atraí-los para a plataforma. Além disso, tiveram acesso a mentores importantes e a círculos de investidores que levaram a rodadas iniciais de investimentos de fundos como Sequoia, Greylock Partners e posteriormente Andreessen Horowitz. Depois disso é a historia de sucesso que todos conhecemos.

ooo-01O SendGrid é um provedor de serviços de envio de e-mail que atende empresas como AirBnb, Uber, FourSquare, Spotify ajudando na parte de envio de e-mail marketing e transacional. Em 2009 os fundadores passaram pelo programa de aceleração da TechStarts em Boulder. Desde então já conseguiram levantar quase USD 50 milhões de
investimento e atualmente enviam quase 140 bilhões de e-mails por mês, têm mais de 250 funcionários, escritórios em diversas partes do mundo e estão em franco crescimento rumo ao IPO.
aaa-01 Outro unicorn que passou pelo programa de aceleração da Y Combinator. Era 2007 e o fundador Drew Houston fez o application sozinho para a aceleradora, o feedback que teve?  Arranje um co-founder! A aceleradora fez o empreendedor perceber como esse ponto era importante e pouco tempo depois o problema estava resolvido! Entraram para o programa de aceleração onde aproveitaram todo o conteúdo e tiveram acesso à rede de investidores que cerca a aceleradora, o que foi valiosíssimo já que o founder era um outsider da cena de tecnologia do Vale do Silício (ele era de Boston e tinha estudado no MIT). Em alguns meses conseguiram levantar o primeiro (pós-YC) de seus rounds de investimento o que foi crucial para o lançamento e rápida expansão do produto.

caspita-01

Sim, temos um brazuca nessa lista. Para quem não sabia, o ContaAzul, plataforma de gestão financeira, passou pelo programa de aceleração da 500 Startups em Mountain View em setembro de 2011. No programa tiveram acesso a diversos conteúdos relevantes para o seu crescimento e acesso a vasta rede de empreendedores e mentores da aceleradora. Durante o programa foi feita a mudança de nome, o rebranding completo e a revisão total do produto para o relançamento no mercado alguns meses depois. Logo no inicio de 2012 conseguiram levantar investimentos com dois dos principais fundos de VC nacionais, Monashees Capital e Napkn Ventures. Em 2012 foram votados o melhor app do Brasil pela The Next Web e em 2013 receberam novo aporte junto com um fundo americano especializado em FinTech.

Temos inúmeras outras startups que poderiam entrar nessa lista, algumas conhecidas mundo afora e outras com atuação mais local, mas não com menos sucesso. Infelizmente não temos como contar suas historias aqui mas pelos menos ai vai uma pequena lista delas: MixPanel, Stripe, Descomplica, Reddit, 9gag, Twitch, CodeAcademy,..

Independente de todo o valor que a aceleração traz, todas as historias trazem por trás uma equipe de founders brilhante e totalmente comprometida em construir grandes negócios que causem um impacto real na vida das pessoas. É esse tipo de matéria prima que um grande negócio é feito.

 

Para quem quer saber mais:

http://pando.com/2013/02/21/drew-houston-of-dropbox-y-combinator-made-us-into-valley-insiders/

http://webholic.com.br/ceo-series-vinicius-roveda-do-conta-azul/