11093998_1583938515221991_1425206289_o

Empreendedor desde os 17 anos, Eduardo Augusto de Barros já participou ativamente em quatro startups, dentre as quais três faliram. Hoje, dedica-se full time à Agatha Systems, uma ferramenta robusta e fácil de usar, para que as empresas possam atrair, conhecer e engajar seus clientes, oferecendo uma experiência única e personalizada.

Sempre otimista, Eduardo entende a importância de ter começado a empreender cedo, aprendendo com cada empreitada nova que participou.

Gema Ventures: Quais foram suas experiências profissionais?

Eduardo Augusto: Tive uma gráfica rápida aos 17 anos quando decidi empreender pela primeira vez. Depois disso tive uma estamparia de camisetas onde eu fazia tudo sozinho e vendia pela internet. Depois me tornei sócio de uma agência digital pequena. Todas faliram e eu aprendi muito com elas.

GV: como foi lidar com alguma derrota grande e qual foi o aprendizado?

EA: Minha primeira derrota grande foi perder a primeira empresa que construí. Não foi fácil aceitar a derrota, uma vez que além de inexperiente eu tinha pouca maturidade para encarar os fatos.

GV: O que fazia antes de empreender?

EA: Trabalhava como CLT em uma gráfica. Depois fui para o exército e desisti depois de 5 anos como Sargento. E meu último emprego foi em uma agência de publicidade atuando na área de CRM e logo após fui consultor de um site de moda na área de inteligência para marketing e automação.

GV: O que te levou a largar tudo e ir atrás da sua ideia?

EA: Sempre fui empreendedor. Isso sempre gritou dentro de mim. Sempre que faço algo procuro maneiras de melhorar e crescer. Quando algo me bloqueia eu mesmo largo tudo e faço do meu jeito.

GV: você tem alguma dicas/aprendizagem que gostaria de passar a diante?

EA: Posso resumir em algumas palavras:

– Perseverança

– Trabalho duro

– Rigidez

– Resiliência

– Aprender a lidar com não

– Faça o MVP :)

GV: O que mais te motiva?

EA: O desafio de ser alguém novo me motiva. Construir um mundo melhor para minha família e para as pessoas que trabalham comigo. Criar oportunidades de melhoria para as pessoas.

GV: O que você descobriu só após empreender?

EA: Crescer dói….

GV: Qual próximo grande objetivo que você está buscando para o seu negócio?

EA: Vender a empresa buscando crescimento internacional.

GV: Tem alguma pessoa que te inspirou/inspira?

EA: Steve Jobs, Flávio Augusto da Silva e Ayrton Senna

GV: Tem algum livro que você usa como fonte de informação/inspiração?

EA: Vários…

– Geração de Valor

– O Monge e o Executivo

– O Código da Inteligência

– Steve Jobs