SONY DSC

Pas Schaefer, 27 anos é o idealizador do projeto InfoGraffiti + VOA. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações que integrem arte e ciência. Após colorir a parede do Coworking da Gema, Pas bate um papo conosco e conta mais sobre seus projetos e inspirações.

Gema Ventures: Qual a proposta do seu projeto?

Pas Schaefer: A ideia é compartilhar conhecimentos sobre ciências da natureza e transformar em arte, inspirando pessoas ao redor do mundo a viverem com mais sentido

GV: Como surgiu a ideia de unir ciência e arte?

PS: Se você for pensar como as pessoas enxergam a ciência, geralmente é uma visão muito limitada. Eu lembro quando era pequeno e assistia o Mundo de Beakman, o programa trazia uma série de experimentações de um jeito divertido. Eles usavam vários elementos que dão sabor para a ciência, fica aquela coisa gostosa da descoberta. Então o grafite é uma forma de conversar com um monte de gente ao mesmo tempo e trazer um olhar mais investigativo da natureza, que é onde eu mais gosto de explorar a parte de ciências naturais.

GV: Onde você mais gosta de grafitar?

PS: Em muros grandes e de preferência em lugares onde não tenha nada. Nós vamos muito para o interior da cidade pintar, lá é tudo novidade, é outra recepção, pois as pessoas estão mais sedentas por novidades.

GV: Como você define a arte?

PS: Arte é o jeito que você percebe as coisas e todas as pessoas possuem potencial artístico. A arte marcial por exemplo, você não consegue ter uma luta se não tiver percepção das coisas. Percepção do seu corpo, do ambiente, do seu oponente. Quando você contempla a natureza é a mesma coisa. Para mim o jeito que você se integra e percebe as coisas é onde mora a arte.

GV: Quem te inspira?

PS: Craola, Herakut, o trabalho de os Gêmeos, claro que influencia, Ernst Haeckel, Salvador Dali, Charles Darwin. Dalata é um cara que me inspirou muito, Da Vinci sem dúvidas. Manoel de Barros também é muito inspirador e o Douglas Okura que é um escultor que me ensinou muitas coisas.

GV: Explique sobre sua composição da já famosa parede grafitada da Gema.

PS: O painel conta o ciclo da Gema. Começa com os ovos e na sequência um pássaro nascendo querendo ganhar asas. O pássaro em destaque é a mãe e próximo a ela os outros ovos eclodem da Gema e saem as ideias, tem uma lâmpada perto que faz essa referência. E aí começam aves de diferentes plumagens voarem juntas. Brinca com o ditado: Pássaros da mesma plumagem voam juntos, mas no caso é pássaros de diferentes plumagens voam juntos. Diferentes plumagens, diferentes histórias, e estão voando juntas no mesmo lugar. Gerando essa massa colorida e intensa, que quando finaliza, consegue se desgarrar e manter seu voo sozinho.

GV: Uma dica para quem está começando

PS: Faz, faz e faz! Não se feche para nada. Vá visitar tudo que você achar estranho, converse com todos os tipos de pessoas: os mais pobres, os mais ricos; esteja na casa de ambos. Visite milhões de culturas, seja global. Evite fronteiras para ser mais permeável. O processo é muito mais divertido quando você se permite descobrir e explorar.